quinta-feira, 28 de outubro de 2010

O que são as manchas de acne??

Hoje fiquei sabendo de um fato bastante curioso... sabe aquelas manchas escuras que ocupam o lugar que antes era de uma terrível espinha??
E aqueles buracos que muita gente tem nas bochechas, devido a acne?
Bem, olha só o porque da sua existência:
A sua pele é formada por camadas microscópicas de células epiteliais certo? Pois bem, quando nasce uma espinha (que nada mais é que uma inflamação) no seu rosto, esta, a depender da profundidade, destrói a primeira ou as primeiras camadas da sua pele, deixando nesse lugar um buraco. Este buraco vai expor as camadas mais internas, que são extremamente sensíveis, principalmente ao sol... E é por isso que as regiões afetadas pela acne tornam-se mais escuras, por que essa área vai queimar mais rápido no sol.
Daí a importância do uso do protetor solar, que vai impedir que isso ocorra ou, se já ocorreu, vai impedir que essa região escureça mais a medida que as camadas superiores vão se desgastando, as células morrendo e a pele se iguale.
E é exatamente isso que os peelings químicos vão fazer, eles aceleram essa troca de camadas da pele (por isso a descamação e a importância do uso do protetor solar após o tratamento).
Sobre os buraquinhos resultantes da acne, o que acontece é o seguinte, eles aparecem quando a inflamação é muito grande e profunda, chegando a atingir camadas muito inferiores da pele, que não se regenera e deixa uma depressão no local... O que trata esse problema são também peelings ou preenchimentos.
 
Fonte: Com Classe