quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Pele sensível: saiba mais sobre os cuidados que é preciso ter com ela

Por Redação Marie Claire
Editora Globo
Qual a diferença entre pele seca e pele sensível? - Carolina Dias Moura, São Paulo (SP)
A pele seca é caracterizada pelo funcionamento irregular das glândulas sebáceas, que não lubrificam a pele o suficiente e não conseguem manter o equilíbrio do manto hidrolipídico – uma espécie de camada superficial da pele, responsável por protegê-la de agentes externos. Já a pele sensível é aquela que não aceita bem o uso de qualquer produto e reage com uma irritação que lembra alergia. Nem sempre a pele seca é sensível, e vice–versa.

Qual o principal cuidado que uma pessoa com pele sensível deve ter? - Luíza Marchesa, Fortaleza (CE)
Antes de iniciar o uso de qualquer creme, é recomendável que a paciente faça o teste da irritação. Ela pode aplicá-lo por uma ou duas horas no rosto e enxaguar em seguida, ou passá-lo por três dias na parte interna do braço e observar como a pele reage. É importante também evitar cremes com ácido e preferir os que têm em sua composição vitaminas menos agressivas, como a C e E.

Vermelhidão tem a ver com o quê? - Alice Campos, São Paulo (SP)
O aspecto avermelhado da pele não é ligado a um tipo de pele ou outro. No entanto, pode indicar sensibilidade, alergia e ou até uma doença chamada rosácea. Para amenizar o efeito, aconselho o uso de água termal, evitar cremes com ácidos e água quente, assim como freqüentar ambientes quentes. Se ainda assim a pele não apresentar melhoras, um dermatologista pode tentar fazer tratamento com laser ou luz pulsada. É rápido, indolor, e traz grandes benefícios.

No verão, há alguma recomendação especial para proteger a pele sensível? - Flávia Gilberto, São Paulo (SP)
O principal cuidado, para todos os tipos de pele, é um só: passar filtro solar. Na pele sensível, use filtros antialérgicos ou que contém água termal, um calmante natural da pele. Na pele seca, dê preferência a algum que seja atrelado ao hidratante. Na oleosa, escolha um filtro oil free (livre de óleo na composição).

Marta Santos

Mônica Fiszbaum integra o time exclusivo de GURUS de Marie Claire que responderão às dúvidas das internautas aqui no site. Clique aqui e conheça nossos consultores. Aproveite para enviar sua pergunta sobre maquiagem, cabelo, fitness, nutrição, sexo, carreira e cuidados com a pele.