quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Torquatto dá dicas e entrega truques de maquiagem


Fernando Torquatto maquia a atriz Renata Dominguez - Foto: Divulgação


Se a imagem da TV chega em high definition (HD), a maquiagem dos atores e atrizes não poderia ficar atrás. Hoje, a grande novidade são os produtos tecnológicos de texturas finíssimas, que proporcionam aparência perfeita e revitalizada à pele. Além de dar um novo colorido ao rosto, eles são enriquecidos com vitaminas, antioxidantes e agentes que hidratam, protegem e cuidam. Indicado ao Prêmio Extra de TV 2010 na categoria “Maquiagem”, por “Viver a vida”, Fernando Torquatto, que também é consultor de O Boticário, dá dicas preciosas para quem quer ficar linda.


Primer, uma nova pele
“O primer é a grande vedete da vez nos lançamentos em maquiagem. Ele controla os poros abertos e prepara a pele, criando uma película. Assim, o acabamento fica mais perto da perfeição. O produto é aplicado em todo o rosto antes da base, e faz revelar toda a sua potencialidade, além de fixar a maquiagem por muito mais tempo e ajudar a reduzir a oleosidade”.

A base de tudo
“Para quem tem sardas, o ideal é dar uma leve camuflada nelas com a base, e não tentar apagá-las por completo, senão a expressão vai ficar pesada. Já as mulheres com pele madura devem primeiro hidratá-la ao máximo com o creme ou loção apropriados para o rosto. Depois de dez minutos, aí sim, podem começar a se maquiar normalmente”.

Olheiras, o terror das mulheres
“Se você cobrir 80% das olheiras com a ajuda de um bom corretivo e aprender a valorizar o restante do rosto, vai criar contrastes, e ninguém vai ficar prestando atenção nas manchas escuras abaixo dos olhos. Tente um efeito de sombra bonito, realce os cílios com bastante máscara. Pronto, já vai desviar a atenção das olheiras”.

Virou pó! “O pó compacto não é mais tão necessário na maquiagem moderna. Fica pesado demais. A intenção é que ele seja usado apenas ao longo do dia, para tirar o brilho excessivo da ‘Zona T’ (testa, nariz e queixo) do rosto”.

Iluminada
“Criar pontos luminosos no rosto funciona muito. Depois que cobrir a área das olheiras, aplique o corretivo nas têmporas, fazendo aquela diagonal clássica da maquiagem, que vai da pontinha do nariz, passando pelo canto externo do olho até o final da sobrancelha. A Claudia Raia deu o nome de ‘Efeito pá!’ para isso. Parece que os olhos sobem”.

Blush na medida certa
“Atualmente, aplica-se o blush circulando o pincel na maçã do rosto e alongando em direção à têmpora. As cores de blush que dão aspecto de frescor e estão na moda: rosado, pêssego ou goiaba. Quem tem a pele mais morena, precisa usar tons mais escuros. Os blushes mais modernos têm efeito acetinado, o mate não vingou. A mulher quer ficar fresca, e não fosca, triste”.

Sombra: entre o luxo e o brega
“É cafona combinar a cor da sombra com a da roupa. O que se faz atualmente são os olhos em cores neutras, como o bege e o marrom, e apenas uma interferência da cor, um toque de luxo. Por exemplo: se você está com um vestido verde esmeralda, dê um toquezinho com sombra verde apenas no cantinho interno dos olhos, fica cool. Usar quatro tons de verde nas pálpebras e virar uma árvore não vale a pena!”.

Moldura do olhar “Sobrancelhas bem definidas, em tom nem muito claro nem muito escuro, dão um destaque a mais no olhar. A solução para sobrancelhas, mais do que o lápis, dá um aspecto natural, de pelos mais encorpados”.

O clássico está com tudo
“Delineador, conceitualmente, é um clássico. Hoje, você vê tanto olhos esfumados como com traços lindos de delineador e uma boca mais moderna. Até porque, os anos 50 estão super na moda. E vai ser assim no próximo verão, só que com frescor: delineador preto em dobradinha com batom vermelho mais claro ou cor de pêssego”.

Cílios de boneca
“Máscara incolor só serve para pentear sobrancelhas, e olhe lá! O formato da escovinha é que vai dar o efeito desejado: volumoso, alongado, curvado... Sabendo que o produto é de boa qualidade, teste as hastes para saber qual vai lhe dar o efeito desejado. A máscara de cílios é indispensável! Quem tem os olhos castanhos, especificamente, ganha brilho no olhar com sua aplicação”.

Bocão!
“Já ouviram que pele morena não fica bem de batom rosa? Mentira! Em peles acinzentadas é que o rosa esfria, dá um ar de tristeza. Para quem tem a pele quente, o rosa pálido dá um frescor. Parece que a mulher dormiu e acordou bem.
Tem medo de que sua boca fique apagada com o nude? Então, aplique o batom desta cor e tempere com qualquer outra tonalidade de brilho labial.
Não curte batom vermelho? Vai a dica: contorne os lábios com um lápis cor de boca. Depois, aplique a mesma cor na boca inteira. Aí, sim, passe o batom vermelho. O tom neutro vai dar uma acalmada e fazer o vermelho fundir com a sua pele. Ah! E use um marrom ou um bege nos olhos para acompanhar...”.

É ouro!
“Partículas de bronze devem ser usadas localizadamente, e não no rosto todo. Outra coisa: a brasileira investe muito em batom dourado. Eu acho triste! Ele envelhece ainda mais as mulheres maduras, e quem tem a pele branca parece que morreu. Boca metálica demais fica horrível! Para quem gosta de um efeito dourado nos lábios: aplique um batom nude e um gloss dourado por cima, ou use um batom dourado fosco, mais para o cor de boca. Fica chique! Dourado é só um efeito. Se você quiser aplicar em cima de um batom vermelho também vai ficar bonito. Muito dourado é brega, out, enfeia, deixa os dentes mais amarelos”.
FONTE:extra.globo