segunda-feira, 28 de março de 2011

Conheça seu tipo de pele e aprenda a tratá-lo....

Nem sempre damos a devida atenção e cuidado que ela merece, pois às vezes acabamos nos preocupando e gastando mais com sapatos, bolsas e roupas. É importante lembrar que é ela que está sempre conosco nos protegendo do frio, sol e interpéries climáticas, por isso vale a pena conservá-la bem.


Para mantê-la sempre viçosa e saudável, alguns cuidados básicos são necessários.O primeiro passo é identificar o seu tipo de pele, sem isso será impossível cuidar adequadamente dela. 

Existem 4 tipos de pele predominante, a normal, seca, sensível, oleosa e mista.

Tipos de pele.

Pele normal                      Cuidados com a pele.

Apresenta uma superfície lisa, sem manchas ou descamação. A quantidade de oleosidade produzida por esse tipo de pele é suficiente para hidratá-la na medida certa. É por isso que ela não costuma ter cravos nem espinhas. Os principais cuidados para esse tipo de pele devem ser a limpeza e a tonificação.

Pele seca 

Tende a descamar porque possui pouca oleosidade para protegê-la. Geralmente fina e sensível, pode apresentar envelhecimento precoce. Para driblar a falta de oleosidade da pele seca é necessário investir em hidratação pelo menos duas vezes ao dia. Pela manhã com um hidratante mais leve e à noite com um creme diurno, que geralmente é mais denso, nutritivo e hidratante. Sempre acompanhados pela limpeza e tonificação.

Pele sensível


É fina, frágil, além de ficar vermelha e irritada facilmente. Precisa ser tratada com produtos especiais para evitar reações alérgicas. Pede cuidado redobrado em relação ao sol e vento. O ideal é passar pelo dermatologista que prescreverá um produto exclusivo para cuidar desse tipo de pele.

Pele oleosa

É o tipo mais comum nas brasileiras, em função de nosso clima. Por causa do excesso de oleosidade, ela costuma apresentar acne e cravos. Para evitar esses problemas, evite passar as mãos no rosto, limpe e tonifique a pele de duas a três vezes por dia, evite os hidratantes em creme, prefirindo os mais fluidos e dê preferência aos cosméticos em forma de gel, a pele absorverá muito mais rápido e a sua sensação de conforto será muito maior.

Pele mista 

É seca nas bochechas e tem oleosidade acima da média na zona T(testa, queixo e nariz). O ideal é usar creme para hidratar as laterais do rosto, pois são áreas que tendem a descamação, já a parte que envolve a testa, o nariz e o queixo precisa de cuidados especiais para controlar a oleosidade. Mantenha essa região sempre limpa e aposte em um produto em forma de gel para hidratá-la. Nessa região podem aparecer acnes e cravos, procure um profissional para removê-los, evite espremê-los em casa, pois podem infeccionar e deixar marcas irreversíveis em seu rosto, seu bem mais precioso.

Independente do seu tipo de pele, não lave o seu rosto com sabonete comum, pois geralmente são muito alcalinos e podem prejudicar a sua pele. Adquira um sabonete apropriado para a limpeza do rosto, afinal para fazer a limpeza dos cabelos temos o xampu, para os dentes temos o creme dental, para as partes intimas o sabonete íntimo, e porque não ter um para o rosto, isso se faz necessário porque cada região de nosso corpo tem um pH e necessidades diferentes.

Se já possuir alguns sinais de envelhecimento da pele como pés de galinha no contorno dos olhos ou vincos profundos na base do nariz, alguns cuidados adicionais devem ser tomados, como a utilização de um gel de contorno de olhos e produtos específicos para restabelecimento (firmam e tonificam) do tecido dessas regiões.

Não se esqueça de usar sempre o filtro solar, o sol infelizmente é o grande responsável pelo envelhecimento da pele, contribui para o aparecimento de manchas e desidratação da pele, esta por conseqüência perde tônus, proporcionando-lhe uma aparência envelhecida.

Com esses pequenos cuidados com sua pele, garanto que ela ficará luminosa, macia e certamente estará bem com qualquer estilo que você escolher.



Fonte: Promocoes e Sorteios / Leslie Monteiro