quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Ficar sempre linda e jovem...

Vamos falar de um assunto super importante e que apesar de estarmos cansadas de saber, não custa nada lembrar!
Cuidar da pele... é bom começar antes que seja tarde, viu?!
Sim, não se cuida da pele só depois dos 30 não!!!
Então vamos a algumas dicas super importantes!
1. Tome bastante água (a hidratação da pele deve vir, primeiramente, de dentro), não adianta usar o melhor creme, o mais caro, o mais não sei o que... é preciso também hidratar o corpo. Por isso, no mínimo 2 litros de água por dia, ainda mais no verão!
2. Limpe o rosto todos os dias. Porém, não em excesso! No máximo duas vezes ao dia: pela manhã e à noite. Com produtos específicos para o rosto (se sua pele é oleosa, use um sabonete específico para seu tipo de pele, pode ser um sabonete para pele acneica; se sua pele é de normal a seca, procure um sabonete mais suave). Quando eu era adolescente, minha dermatologista me indicou sabonete de nenê, tipo Johnson's e era muito bom, limpava a pele de maneira suave e era super econômico (baratinho!). Outra opção é o sabonete Dove (lembram do desafio dos 7 dias?!), limpa e hidrata ao mesmo tempo...
3. Tonifique a pele! Quem acha que este passo não é importante, está muito enganada! É o tônico que equilibra o PH da pele, e possibilita uma melhor absorção do hidratante, inclusive melhorando os resultados. Aqui também é importante lembrar que existe produto específico para cada tipo de pele: pele oleosa ou mista necessita de um tônico adstringente, que controla a oleosidade; já a pele normal a seca precisa de um tônico suave ou hidratante.
4. Hidrate! Mesmo a pele oleosa precisa de hidratação. Mais uma vez é importante escolher o tipo de hidratante certo para a sua pele: gel, gel creme, loções ou emulsões sem óleo para pele oleosa ou mista; loções cremosas para a pele seca. Durante o dia o hidratante pode ser trocado por um protetor solar facial ou por um hidratante com proteção solar.
E, por fim, gostaria apenas de lembrar que estes cuidados devem começar cedo, já na adolescência! Nessa idade, eles previnem a formação de rugas precoces e ajudam a manter a função da pele: ser barreira de defesa contra agentes externos.
Então estamos combinadas? A partir de hoje não quero ver ninguém com a pele mal cuidada! Todo mundo de rostinho limpo e hidratado! E que esta prática faça parte da rotina diária de vocês e não só de vez em quando!