terça-feira, 31 de maio de 2011

Alho e Cebola: Dupla Perfeita para a sua saúde

Muita gente torce o nariz para esta dupla. A cebola e o alho carregam juntos a fama de causar mau hálito, intensificar o odor do suor e causar irritação ao olhos e à pele. Mas essa dupla também ocupa o topo da lista dos alimentos considerados "funcionais" - aqueles que, além de alimentar, são capazes de prevenir doenças e manter o organismo tinindo. Estudos comprovam que o alho e a cebola podem prevenir e tratar doenças, como gripe, diabetes e até reduzir os riscos de câncer. A seguir, a nutricionista Daniela Cyrulin apresenta os benefícios desses alimentos para o nosso corpo e dá dicas de como consumi-los.

Muitos nutrientes do bem
Entre os carros chefe nutricionais da cebola e do alho está o selênio, um poderoso antioxidante que fortalece o sistema imunológico e afasta o risco de tumores. "Os dois também são ricos em vitamina C, outro agente antioxidante que combate infecções e aumenta as defesas do nosso organismo", explica Daniela. Além disso, o alho e a cebola possuem boas doses de vitaminas do complexo B, importantes para combater o estresse e o desânimo. 
Cebola - Foto Thinkstock
Proteja-se contra o câncer
Estudos feitos por pesquisadores italianos do Istituto di Ricerche Farmacologiche "Mario Negri", em Milão, na Itália, comprovaram que indivíduos que consomem maiores quantidades de alho e cebola (cerca de 22 porções por semana) correm um risco menor de desenvolver alguns tipos de câncer, como o de boca, laringe, esôfago, cólon, mamas, ovário e rins. O benefício se dá graças a uma substância chamada alicina, um composto sulforoso presente nesses alimentos, mas que só se forma quando eles são triturados. "Esta substância previne a ativação das nitrosaminas, compostos químicos cancerígenos encontrados principalmente em embutidos da carne, como a lingüiça", explica Daniela.

Combate gripes e resfriados
Com eles, as vias respiratórias se mantêm abertas e descongestionadas. O alho e a cebola são ricos em substâncias anti-inflamatórias, antivirais, antiparasitárias, antibacterianas e antifúngicas, dentre elas a própria alicina. Por isso, é um ótimo remédio para afastar gripes, resfriados e infecções em geral. A nutricionista diz, ainda, que alho reduz e ajuda a diluir o muco nos pulmões, sendo eficaz contra tosse persistente e bronquite, podendo ser consumido junto a antibióticos. Além disso, a dupla contém vitaminas A, C e E, nutrientes que reforçam o sistema imunológico. 
Controle da diabetes
Quem sofre com o diabetes e com as altas taxas de açúcar no sangue pode se valer desta dupla para controlar as taxas. A cebola carrega uma substância chamada glucoquinina, que, segundo Daniela Cyrulin, é uma espécie de insulina vegetal que, se consumida, ajuda no controle da diabetes. "Para melhor absorção da glucoquinina, o indivíduo pode consumir a cebola batida em sucos naturais, já que ela libera essa substância quando é triturada", explica a nutricionista. A cebola pode ser acrescentada a outras receitas de sucos com vegetais, inclusive, como laranja com rúcula ou cenoura, misturas ricas em vitaminas e nutrientes.

Poder antioxidante
Não é à toa que a cebola protege o organismo de doenças e do envelhecimento precoce. Ela é bastante rica em bioflavonoides, a quercetina, que são substâncias antioxidantes capazes de varrer os radicais livres das células. "Este mesmo componente é encontrado na maçã. Porém, o poder de absorção da quercetina pelo nosso corpo é 30% maior com a ingestão da cebola", aponta Cyrulin.
Alho - Foto ThinkStock
Substitutos do sal
A cebola e o alho só trazem vantagens para quem quer ficar de bem com a balança. Os dois têm baixas calorias e baixo índice glicêmico (demoram mais para serem digeridos e transformados em açúcar, prolongando a sensação de saciedade), podendo ser consumidos puros, misturados aos pratos ou como temperos de preparações. O alho e a cebola, inclusive, são ótimos aliados para reduzir as quantidades de sal usadas nas receitas. Seu prato ganha tempero e sabor sem prejudicar o coração. Isso porque, o sódio, presente no sal, é um dos maiores vilões da hipertensão.

Peito blindado
O coração ganha reforço com o alho e a cebola. A alicina é mais uma vez a responsável por nos manter saudáveis, pois atua equilibrando as taxas de colesterol sanguíneo. "Se forem ingeridos diariamente, o alho e a cebola pode ajudar a reduzir as taxas de LDL, o colesterol ruim, prevenindo doenças cardiovasculares", explica Daniela Cyrulin.  
A cebola e o alho só trazem vantagens para quem quer ficar de bem com a balança.
Mas e o mau cheiro?
Com tantos benefícios há pelo menos uma desvantagem: o cheiro forte que o alho e a cebola deixam em nossas mãos e no nosso hálito acontece porque, quando cortamos ou trituramos esses legumes, uma substância chama allium é liberada, e ela é a responsável por esse cheiro. Também é essa substância que deixa nossos olhos irritados e nos dá vontade de chorar. Ingerir cebola e alho também pode deixar o suor com um cheiro mais forte. Isso acontece porque ambos contêm enxofre, que normalmente é liberado pelo suor.

Algumas medidas podem ser tomadas para evitar o cheiro desagradável:

- Depois de comer, mastigue salsa ou qualquer planta que tenha clorofila, pois elas mantêm o hálito fresco. Beber um copo de leite ou de vinho também dá bons resultados.

- Depois de cortá-los, esfregue bem as mãos com sal grosso ou açúcar depois lave em água corrente.

-Para não chorar quando for cortar cebola ou alho, o ideal é deixar a torneira de água aberta enquanto corta, lavando o alimento. Cortá-los em uma bacia cheia de água tem o mesmo efeito. 

Receitas

Creme de Cebola
Ingredientes:
1 kg de cebolas descascadas e cortadas em fatias
500 ml de caldo de galinha
100 ml de vinho tinto
300 ml de creme de leite fresco
20 g de manteiga
2 colheres de sopa de azeite de oliva
1 colher de sopa de mel
Sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo:
Doure as cebolas em uma panela com azeite e manteiga, inicialmente em fogo brando. Acrescente o mel e aumente o fogo para que fiquem bem douradas, sem deixá-las queimar, acrescente vinho tinto e mexa até que o álcool evapore. Junte caldo de galinha, creme de leite fresco e deixe em fogo brando até reduzir 1/3 do creme. Tempere com sal, pimenta-do-reino e bata a mistura no liquidificador. Acompanhe com crôutons e decore, se quiser, com cebolinha francesa picada. 

Espaguete ao alho e cebolinha
Ingredientes:
½ pacote de macarrão tipo espaguete (250g)
1 colher (sopa) de sal
3 colheres (sopa) de óleo
2 dentes de alho amassados
2 colheres (sopa) de cebolinha picada
2 envelopes de tempero e sabor para massas, batatas e arroz

Modo de preparo:
Em uma panela, cozinhe o macarrão em 2 litros e meio de água e o sal até que fique "al dente". Em uma frigideira grande, aqueça o óleo e doure o alho. Desligue o fogo, acrescente a cebolinha, o macarrão já cozido e o Tempero e Sabor e misture bem. Sirva. Dica: Se desejar, polvilhe queijo parmesão ralado.

Fonte: Minha Vida

Truques de maquiador evitam que sua maquiagem derreta no verão

A estação mais quente do ano exige uma série de cuidados com a pele, como passar protetor solar contra o sol e hidratação constante. Um problema muito comum dos dias quentes é conseguir fixar maquiagem - afinal, não tem nada mais desconfortante do que sentir a maquiagem escorrendo do rosto. A oleosidade, o brilho da pele e transpiração aumentam muito com o calor, dificultando a fixação. Mas dá para segurar o make mesmo nesses dias. A seguir, você aprende truques preciosos para ficar impecável até nos dias mais tórridos.

Cobertura de pele
Antes de começar qualquer produção é preciso preparar a pele. No verão, principalmente, isso significa hidratá-la e usar produtos que ajudem na fixação da maquiagem e no controle de brilho. Um passo importante é limpar muito bem a pele antes de começar a aplicar o make. Lave o rosto com um sabonete neutro e aplique um tônico facial para reduzir a oleosidade.  

Maquiagem - foto Getty Images

Os primers, as pré-bases, são indispensáveis para os dias quentes. "Além de disfarçar poros dilatados e linhas finas, os primers ajudam a controlar o brilho e preparam a pele para receber a maquiagem", explica o maquiador Alexandre Krizek. Mas é importante passar o produto no momento certo. Ele deve ser usado antes de começar a aplicar a maquiagem, no rosto todo. Prefira as versões de primer com silicone, que não esfarelam na pele e dão um efeito de pele uniforme. Os produtos matificantes controlam o excesso de brilho, mas não apresentam a função de fixar a maquiagem e minimizar rugas de expressão como os primers.  

Respeite o seu tipo de pele
Segundo o maquiador Kaká Moraes, há cuidados específicos para as peles secas e para as mistas e oleosas. A primeira exige mais hidratação, e a segunda, maior controle do brilho e da oleosidade. "A pele oleosa fixa menos a maquiagem, portanto é preciso usar corretivos e bases compactos, não líquidos. Já a pele seca pode receber produtos líquidos, e o pó compacto deve ser usado apenas para retirar o excesso de brilho. Em excesso, o pó pode ressecar ainda mais a pele deixá-la com uma aparência mais velha. Mas o item é essencial para carregar na bolsa e retocar o make sempre que necessário".

Olhar poderoso
Para a produção do make dos olhos, o maquiador Alexandre Krisek recomenda o uso de produtos à prova d'água, que, por serem mais secos e menos oleosos, não borram ou escorrem com o calor. Prefira os lápis com pontas secas e evite a versão kajal, mais cremosa. Kaká Moraes recomenda passar longe das sombras cremosas. Nos dias quentes, o ideal é usar as versões compactas, que podem ser aplicadas com um pincel úmido.

Boca marcante
Os lábios também pedem alguns cuidados específicos. Aposte nos batons de longa duração, pois eles seguram a cor por mais tempo. "O truque é usar um lápis delineador de lábios em toda a boca antes do batom ou gloss, pois ele ajuda a fixar e cria uma barreira, para, por exemplo, o gloss não escorrer", diz Kaká Moraes.

7 alimentos que sabotam a dieta sem você perceber

(Me perguntaram se eu estava querendo emagrecer, disse a pessoa que nao estava nao, pois estou de bem com meu corpo (raro!!) e a pessoa me disse que eu estava postando muitas coisas sobre dietas e coisas lights, manter a forma e tal, (pelo menos alguém lê meu blog!!), mais vamos esclarecer, nao estou querendo emagrecer nao, só querendo manter a forma, ou melhor manter o corpinho (como meu s2 fala)... mais vamos ao que interessa...)

A mudança dos hábitos alimentares é um dos fatores principais para ter sucesso na dieta. Exige que você consuma mais frutas e legumes, priorize alimentos mais nutritivos e faça escolhas mais saudáveis, reduzindo o consumo de açúcares e gorduras. Os resultados são compensadores. Bastam pequenos ajustes para sentir a diferença no corpo, para as roupas ficarem mais largas e você sentir mais disposição. O esforço costuma surtir efeito na maioria dos casos, mas quando o ponteiro da balança emperra, as pessoas se indagam sobre o que estão fazendo de errado. Você já pensou que a resposta para a estagnação pode estar na listinha de compras do regime? 
granola com leite - foto Getty Image
Muitas vezes, por desconhecimento, as pessoas acabam ingerindo alguns alimentos, porque acreditam que eles são saudáveis, leves e adequados para a dieta. O problema está na quantidade em que são consumidos. Muitos deles são calóricos e contêm taxas de gorduras que acabam sabotando o emagrecimento. Conheça abaixo os alimentos "pegadinhas da dieta" que exigem cautela na hora do consumo. 
1. Granola

Este mix de cereais, frutas secas e castanhas leva fibras e vitaminas que dão saciedade e energia, mas também contém açúcar. Invista na versão diet/light da mistura. De acordo com a nutricionista Rosana Farah, 100 g de granola tem 421 calorias. Seguindo a tabela da dieta dos pontos, meia xícara (chá) apresenta quatro pontos. "O recomendado por dia é 25 gramas", diz a especialista. Prefira comer a granola no café da manhã para ganhar mais disposição e ainda ter um dia inteiro para gastar as calorias consumidas.

2. Água de sabor

Beber água para hidratar o corpo é essencial para a nossa sobrevivência e para a dieta. A água nutre as células, desintoxica o organismo, faz os rins e intestino trabalhar melhor. O ideal é beber até 2 litros de líquidos por dia. É pensando nisso que muita gente acaba abusando das águas de sabor. De limão, morango e até mesmo de maçã-verde e lichia, elas contém aditivos, adoçantes e, às vezes, até açúcar. Não deve ser consumida em grande quantidade, no máximo, dois copos por dia.

3. Saladas perigosas

A saladinha costuma ser uma opção leve e refrescante para os dias de verão, mas segundo a nutricionista Rosana Farah, aquelas temperadas com molhos prontos, azeite, queijos, azeitonas e croutons devem ser evitadas porque costumam carregar muitas calorias e gordurosas saturadas. Uma opção mais saudável é um prato de salada de folhas verdes, tomate, pepino e palmito, temperada com molho de iogurte desnatado e acompanhada de uma proteína mais leve, como o peito de frango ou peixe grelhado.

4. Açaí

A fruta da região amazônica faz sucesso, sobretudo entre praticantes de esportes que adoram se refrescar depois dos exercícios. Apesar de ser rico em nutrientes (principalmente: cálcio, ferro, vitamina B1), o principal problema do açaí é a quantidade de calorias do alimento, são 248 calorias em 100 gramas. Um copo de açaí tem 2 pontos e a tigela de açaí (com banana, granola e mel- 1 colher de sopa) tem 4 pontos. Os complementos na hora de consumí-lo também costumam tornar ainda mais calórica a fruta, dentre eles: granola, banana picada e leite condensado. "O ideal é consumir o açaí puro e, se for substituir o lanche da manhã ou da tarde por ele, coma uma tacinha pequena de 50 gramas", explica a nutricionista Rosana Farah. 
comida japonesa - foto Getty Image
5. Comida japonesa

Um dos alimentos que as pessoas mais gostam da culinária japonesa é o sushi. Apesar de ser feito com alga, vegetais e frutos do mar, o alimento tem a base de arroz e, às vezes, recheios calóricos como o cream cheese. Sem contar as versões fritas. O sushi têm entre 20 e 45 calorias cada um, mas o problema é que come-se muitos de uma vez só. Uma unidade tanto de atum quanto de salmão apresenta 1 ponto. A recomendação da nutricionista é "No seu almoço ou jantar, limite o consumo até quatro unidades, assim você pode desfrutar do restante do cardápio oferecido no restaurante japonês", aponta Rosana.

6. Refrigerante light ou zero

Os refrigerantes desse tipo não possuem calorias, mas um outro elemento do refrigerante causa preocupação nos especialistas: o adoçante. A nutricionista Rosana Farah ainda alerta que quanto maior for o consumo de adoçantes, maior fica o desejo por doces. "Estudos apontam o efeito do adoçante nas papilas gustativas fazendo com que fiquem mais receptivas ao sabor doce", diz ela.  

7. Barrinhas de cereais

As barrinhas de cereais são ótimas opções para os lanches intermediários, mas contêm, em média, 100 calorias, portanto não devem ser ingeridas à vontade. As que possuem cobertura de chocolate costumam ser as com mais calorias (e pontos). No caso das barrinhas de cereais (dependendo da marca), a pontuação varia de 0 a 3 pontos.

Fonte: Minha Vida

sábado, 28 de maio de 2011

Light - Salada oriental

A quinua e o shiitake garantem fibras e proteína de boa qualidade. Por isso, é uma salada que faz as vezes de um jantar levinho. Quer mais substância? Sirva-a com um filé grelhado ou assado


Ingredientes

• 1 xíc. (chá) de quinua (ou arroz 7 cereais)

• 10 vagens

• 1/2 dente de alho

• 1 col. (sopa) de azeite extravirgem

• 4 cogumelos shiitake cortados em 4 partes (ou em tiras)

• Sal a gosto

• 1 cálice (30 ml) de vinho branco

• 1/4 de cebola roxa em rodelas finas

Molho oriental

• 2 col. (sopa) de shoyu light

• 1 col. (sopa) de água

• 1 pedaço (3 cm) de gengibre sem a casca, ralado

• 1 pitada de açúcar

• 1/3 de pimenta dedo-de-moça sem a semente, cortada em tirinhas

Modo de fazer
Cozinhe a quinua (ou arroz) de acordo com as instruções da embalagem e reserve. Cozinhe a vagem al dente e reserve. Doure o alho no azeite, acrescente o shiitake e sal. Quando secar a água que o cogumelo tiver soltado, acrescente o vinho e deixe refogar por mais 2 minutos. Junte tudo e coloque numa tigela (ou prato fundo). Misture os ingredientes do molho e tempere a salada. Sirva em seguida.

Tempo de preparo: 20 minutos

Rende: 2 porções

Calorias por porção: 343

Receita sugerida pelas nutricionistas Gabriella Guerreiro e Laís Cruz, ambas da Nutriessencial Consultoria em Nutrição, em São Paulo.

Light - Salada mediterrânea

A lentilha é o ingrediente principal dessa salada. Por isso, é uma receita que oferece uma quantidade generosa de proteína vegetal. Vale por um jantar leve. Mas, no almoço, complemente-a com uma porção de arroz integral
Ingredientes

• 1 xic. (chá) de lentilha

• 1/2 pepino em cubos

• 1/2 cenoura em cubos

• 4 rabanetes em cubos

• 8 tomates-cereja cortados ao meio

• Sal, limão e pimenta a gosto

• 2 col. (sopa) de amêndoa tostada sem a pele e cortada em pedaços

• 1 maço pequeno de agrião

Molho básico

• 2 col. (sopa) de azeite extravirgem

• 2 col. (sobremesa) de vinagre de vinho branco

• Sal a gosto

• 2 col. (sopa) de salsa picada

Modo de fazer

Numa panela com água e sal, cozinhe a lentilha al dente. Escorra a água e coloque em uma tigela. Misture os ingredientes do molho e tempere a lentilha. À parte, junte o pepino, a cenoura, o rabanete e o tomate-cereja e tempere com sal, limão e pimenta. Deixe descansar por 5 minutos. Acrescente a amêndoa e misture na lentilha. Monte a salada num prato: coloque o agrião e, por cima, a lentilha com os outros ingredientes. Sirva em seguida.

Tempo de preparo: 25 minutos

Rende: 2 porções

Calorias por porção: 281

Receita sugerida pelas nutricionistas Gabriella Guerreiro e Laís Cruz, ambas da Nutriessencial Consultoria em Nutrição, em São Paulo.

Light - Salada mexicana

Feita com atum e maionese light, oferece proteína magra e gordura boa. Se quiser complementar a refeição, sirva com uma porção de arroz ou massa integral


Ingredientes

• 4 tomates grandes, firmes e bem lavados

• 1 lata de atum light

• 1/4 de cebola em cubos

• 1/4 de pimentão verde em cubos

• 1/4 de pimentão vermelho em cubos

• 1 lata de milho

• 4 col. (sopa) de maionese light

• Folhas de coentro (ou salsa)

Modo de fazer

Corte uma tampa na parte superior dos tomates. Retire a polpa com cuidado e deixe os tomates virados para baixo sobre um papel-toalha para escorrer o excesso de água. Em uma tigela, coloque o atum, a cebola, os pimentões e o milho e misture a maionese. Recheie os tomates e decore com coentro (ou salsa). Sirva em seguida.

Tempo de preparo: 15 minutos

Rende: 4 porções

Calorias por porção: 298

Receita sugerida pelas nutricionistas Gabriella Guerreiro e Laís Cruz, ambas da Nutriessencial Consultoria em Nutrição, em São Paulo.

Latinhas decoradas

Reaproveitem as latinhas de nescau que você tem em casa e recicle-as utilizando a técnica da decoupage e decore sua cozinha.

Material:
Latinhas de massa de tomate, leite em pó ou achocolatado
Primer para metais
Tinta PVA para artesanato na cor se sua preferência
Termolina leitosa
Guardanapo ou papel para decoupage
Veniz acrílico
Pincel com cerdas macias
Modo de Fazer:
1. Lave as latinhas. Passe uma demão de Primer na latinha e deixe secar por 4 horas, logo após, passe outra demão de Primer e deixe secar por 4 horas.
2. Pinte a latinha com tinta PVA com a cor de sua preferência. Se precisar você pode passar outra demão de tinta. Deixe secar por 3 horas.
3. Para colar o guardanapo na latinha: primeiro recorte a figura do guardanapo ( não se esqueça que o guardanapo possui três camadas de papel) tire as folhas brancas do guardanapo, deixando apenas a folha com o desenho.
4. Posicione a figura do guardanapo na latinha e passe uma demão de termolina leitosa por cima da figura, assim ela vai aderir na latinha. Deixe secar por uma hora.
5. Por último, para impermeabilizar a latinha passe uma demão de verniz.

Fonte: Painel Criativo

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Lançamento: HIdratante Capim Limao e Leite de Coco

Hidratar a pele é algo impresindivel, (principalmente nessa época de inverno, a pele fica seca e fragil, facilitando muitos problemas,) e nada melhor do que fazer isso com produtos de qualidade e super cheirosos ne!! (Eu adoro hidratante.. eu nem uso tanto, mais que eu tenho uma coleçao enorme tenho sim!!! Mais vamos ao que interessa..)  A Racco Cosméticos lançou no mês passado estes dois hidratantes desodorantes corporais, são uma delicia gente!
Não é só a pele do rosto que deve ser tratada, a pele do corpo também necessita de cuidados especiais. Por trazer muitos benefícios à pele, a hidratação deve se tornar uma prática diária para quem gosta de cuidar do corpo e da saúde.

O Hidratante Corporal Leite de Coco associa substâncias emolientes e umectantes à Manteiga de Karité e ao Pantenol. Conhecidos por sua ação hidratante eficaz, deixam a pele, mesmo aquelas mais ressecadas, com aspecto jovem, saudável e com o delicioso perfume de Leite de Coco. 
Eu usei e ele hidrata muito mesmo.. eu nao gostei do cheiro de coco, mais o hidratante é muito bom..

O Hidratante Corporal Capim Limão Vida tem uma fórmula suave, com uma agradável fragrância refrescante composta por notas frutais, cujas propriedades estimulam os sentidos e proporcionam uma agradável   sensação de frescor bem estar. Possui uma textura leve, ideal para mulheres que gostam de um creme de fácil absorção. A perfeita combinação de ativos umectantes e emolientes, associadas ao Pantenol e ao Mentol, deixa a pele hidratada, perfumada e macia. 
Tem cheiro de mato.. é muito bom o cheirinho.. e hidrata tambem, nao como o de leite de coco ( nem da para comparar né..).. muito bom, os dois estao aprovados!

Conheça mais sobre os componentes:
Manteiga de Karité - Originária da África, a Karité (Butyrospermum parkii) é famosa pela manteiga extraída de seus frutos. Composta por uma mistura de ácidos graxos, a MANTEIGA DE KARITÉ possui várias propriedades que a torna um princípio ativo bastante usado nos cosméticos.
- Por conter boa quantidade de Tocoferóis (elementos que compõem a vitamina E), a MANTEIGA DE KARITÉ tem propriedades antioxidantes;
- A MANTEIGA DE KARITÉ é um excelente emoliente, e tal como as gorduras vegetais, ela exerce uma ação protetora sobre a pele, prevenindo contra o ressecamento;
Além dessas propriedades, a MANTEIGA DE KARITÉ proporciona um toque aveludado e uma agradável
sensação de emoliência à pele, deixando-a com aparência saudável.
Pantenol - ou ácido pantotênico, é imprescindível para o funcionamento normal dos tecidos e para a regeneração celular. Possui propriedades altamente hidratantes, sua ação reforça a camada protetora natural
da pele e previne o envelhecimento e a escamação.