sábado, 14 de janeiro de 2012

Dentes sensíveis – Dicas para aliviar dor


Quem tem dentes sensíveis  sabe como é difícil tomar um simples café passado na hora ou um sorvete, com o passar do tempo a dor se torna constante e quem convive com ela acaba se limitando a ingerir comidas e bebidas  em temperaturas amenas. De acordo com odontólogos, a maioria dos pacientes define a dor como se fosse um choque, alguns são mais sensíveis ao calor, outros ao frio, enquanto que os mais sensíveis sentem um grande incômodo simplesmente ao escovar os dentes ou usar um fio dental.
Os principais fatores ligados ao aumento da sensibilidade  dos dentes estão relacionados ao desgaste do esmalte. Quando os dentes perdem essa proteção, o calor, o frio e a acidez dos alimentos acabam entrando em contato com as células nervosas dos dentes e provocando a dor. Além disso, dentes quebrados ou trincados também podem ser os responsáveis pela maior sensibilidade local.

Dentes sensíveis - Aliviar, dicas
Geralmente o tratamento é feito em etapas, inicialmente são necessárias bochechos diários com flúor, mas para a maioria dos especialistas esta abordagem feita de forma isolada pode demorar para apresentar bons resultados. É recomendado além do uso do flúor para dessensibilizar os dentes, outros tratamentos como aplicações de flúor em gel a cada seis meses para fortalecer o esmalte ou, ainda, nos casos mais severos, o uso de um selante especial para ‘blindar’ a raiz do dente.
Algumas dicas são importantes e merecem atenção especial de quem sofre com dentes sensíveis e deseja aliviar a dor. Entre as principais recomendações, destacamos: Utilizar escovas com cerdas macias e pontas arredondadas; fazer a higienização, escovação, dos dentes seguindo sempre um movimento circular e suave, nunca de forma horizontal ou com muita pressão; evitar cremes dentais clareadores e dar preferência aos desenvolvidos especificamente para controlar a sensibilidade dos dentes; soluções caseiras à base de bicarbonato de sódio não são recomendadas, por isso fuja das mesmas; evitar tratamentos clareadores sem indicação médica; e por fim, evitar sucos de frutas ácidas, como laranja, limão e abacaxi, pois a acidez pode agravar o problema da sensibilidade.