quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Tipos de pães

Apesar de o pão fazer parte da alimentação diária de quase todos os brasileiros, poucos sabem os tipos de pães que geralmente são comercializados e que vão para as suas mesas diariamente.  Independente dos nomes usados nas diferentes regiões do país, alguns tipos de pão são iguais em todas elas. Fique atento as diferenças e conheça os principais pães que fazem parte da nossa alimentação diária.

O pão branco, rico em hidratos de carbono completos como o amido, é um dos que possuem menor teor de gordura e contém proteínas provenientes do grão de trigo, além de vitaminas e minerais. O pão Integral é ideal para quem está seguindo uma dieta para perder peso, pois o seu preparo é feito com cereais que não são refinados, e por conservar diversas propriedades que são perdidas na preparação do pão “tradicional”. Já o pão de centeio é aquele que contém menos proteínas e gorduras que o pão de trigo, mas por outro lado posui mais hidratos de carbono e fibras.  O pão de forma também possui em sua composição nutrientes fundamentais como os hidratos de carbono, especialmente o amido, mas apesar de conter mais proteínas que o pão comum, também possui mais gorduras.

Tipos de pães

O pão-de-leite é nutritivo e rico em hidratos de carbono, mas o seu consumo deve ser controlado uma vez que este tipo de pão contém uma quantidade considerável de gordura e açúcar.  O pão torrado possui uma maior variedade de ingredientes, razão pela qual o mesmo possui um elevado valor energético, mesmo possuindo mais açúcares e gordura. O pão de Viena, preparado da mesma forma que o pão normal, porém com uma massa mais fina, possui entre os seus ingredientes açúcar e o leite.  O pão de glúten, ideal para quem sofre com Diabetes, é feito com uma farinha de trigo enriquecida e está presente numa proporção nunca inferior a 30% do glúten seco.