segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Cólica menstrual - dicas para aliviar os sintomas



Não bastassem os sintomas da TPM, mais de 65% das mulheres sofrem todo mês com cólicas menstruais, sendo que algumas, além das comuns dores, ainda sentem cansaço, enjôos, dores de cabeça, diarréia e vômito. Mas cuidado, porque se eles se tornam constantes é necessário fazer uma avaliação mais detalhada, a dor forte acompanhada de todos os outros sintomas, pode indicar doenças como endometriose, alterações no útero e ovários, miomas entre outras.

É bom entender que a cólica comum traz dores suportáveis, que acontecem nos primeiros dias de menstruação e desaparecem com analgésicos. Ela acontece com a contração do útero durante a ovulação, isso evita uma grande perda de sangue. A pílula anticoncepcional, por evitar a ovulação é uma maneira de prevenção das cólicas menstruais.

Outra forma de prevenir as indesejáveis dores, é fazer uso de bolsa quente, o calor relaxa os músculos e dilata os vasos capilares, com isso é possível se sentir melhor. Quem pratica exercícios físicos também leva vantagem, porque com essa prática ocorre a liberação de endorfina, o que dá sensação de bem estar, o efeito do exercício é o mesmo da bolsa quente, dilata os vasos e melhora a circulação do sangue, portanto não ocorre a contração do útero. As massagens ayaurvédica, tuina e shiatsu também são coadjuvantes no combate à cólica menstrual.

Quanto aos chás fitoterápicos, ainda não há estudos comprovados, feito com várias mulheres e que comprovem sua eficácia. O mesmo acontece com alguns alimentos, não há comprovação científica sobre seus benefícios no combate às cólicas, o que se sabe é que o leite e seus derivados podem ajudar.

Alimentos ricos em magnésio como feijão, soja, lentilha, ervilha, além de vegetais de folhas verde-escuras, servem apenas como prevenção para cólicas e outros tipos de sintomas durante a TPM e a menstruação.

Lembrem-se que a automedicação trás riscos à saúde, portanto antes de tomar um remédio para esse ou qualquer outro problema consulte um médico.

E vocês sofrem com cólica mesntrual? O que fazem para amenizar os sintomas?