terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Como Usar a Moda a Favor do Seu Corpo

Então o que é moda?


   Moda é a mudança da sociedade no modo de se expressar. É o reflexo da evolução da humanidade, influenciada por um sistema que engloba diversos fatores como sociológico, político, econômico, cultural, entre outros.(nossa agora eu deixei mais séria! rsrsrs).

   
  Ela possui três fatores importantes que são as tendências de moda, modismo e estilos.As tendências de moda são lançadas a cada estação, nos desfiles. O modismo é a moda usada em um determinado momento “por todo mundo”.

  
  Por todo mundo entre aspas, porque não inclui alguns estilos. Estilo é o modo e não a moda; muito menos o modismo. É o modo de ser, de viver, particular de cada pessoa ou do seu meio. A moda e o modismo mudam o estilo fica.


  A moda é feita de vários estilos: hippie, skatista, emo, fashionista, moderno... Alguns seguem seu próprio estilo (caricatos: pessoas fiéis ao seu estilo que não se influenciam por modismo e tendências como punk, hippie etc), outros usam somente as tendências e modismos que gostam(eu) e outros seguem totalmente as tendências e modismos. Mas todos os estilos usam moda (roupas, sapatos, mobílias, decoração de ambiente, ninguém vive sem isto!). Mas e aquela história que isso não combina com aquilo, isso não te valorizou? Ela só não existe para o estilo caricato, pois para os outros estilos que desejam usar a moda a favor da beleza (a maioria), sim!


  No entanto se a pessoa tem a intenção de usar a moda a favor da beleza, ela precisa saber algumas coisas como primeiramente seu tipo físico e é sobre isso que vamos falar hoje! Você já reparou que algumas pessoas ficam bem com determinadas roupas e outras não? Ou sua amiga comprou um vestido lindo que ficou maravilhoso nela e quando você pediu emprestado e experimentou não ficou tão maravilhoso assim? É que cada pessoa tem um corpo e a gente precisa se vestir conforme ele.(“Cada pessoa é uma mente, cada mente um corpo, cada corpo uma genética e cada genética uma sentença!”).


(Foto tipos de corpo) Fonte: Revista Manequim

Existem Cinco Tipos Físicos:                                                 
  • Ampulheta: A medida dos ombros é a mesma que a dos quadris. E a cintura é mais estreita.Deve evitar: roupas muito apertadas que valorizem demais as curvas para não se tornar vulgar. É o corpo que tem menos restrições.
  • Triângulo Invertido: Os ombros têm medida maior que a da cintura e a dos quadris.Deve evitar: vestidos colados de alças finas, camisetas decote nadador, blusa com babados ou estampas chamativas, calças apertadas. Deve apostar: decotes em formato V ou U, camisetas fechadas e com alças largas, linhas verticais, calças larguinhas, saias em formato A.
  • Pêra: Os ombros e a cintura são mais estreitos que os quadris. Deve evitar: saias rodadas ou com babados, çalças boyfriend ou saruel, blusas curtas. Deve apostar: calça boca de sino (mas que não seja muito justa no quadril), blusas decote canoa, estampas chamativas e babados.
  • Retângulo: Os quadris, a cintura e os ombros têm praticamente as mesmas medidas. Deve evitar: vestido de corte reto, saias justas e afuniladas, camisas de corte quadrado e reto. Deve apostar: cintos e faixas sobre a roupa, saias evasês, blusas e casacos com pences que afunilam na cintura.
  • Oval: A largura da cintura é bem maior que a dos ombros e a dos quadris.Deve evitar: roupas muito apertadas ou muito largas, tecidos como viscolycra, que marcam muito o corpo, estampas com fundo claro, listras horizontais, decotes redondos, mangas bufantes. Deve apostar: cortes retos, panos estruturados, decotes V, estampas miúdas e de fundo escuro.
   O truque é descobrir o seu tipo de corpo utilizando uma fita métrica e criar volume onde ele não tenha (exceto na cintura, pois é ela que dá a forma feminina ao corpo) ou diminuir o volume onde ele já tenha. Parece besteira? Então veja algumas fotos de roupas iguais em corpos diferentes:

Eliza Dushku e  Selita Ebanks

Mariah Carey e  Transgender Nip/Tuck star

Blake Lively e  Jennifer Hudson

Imagens: www.2pep.com

  Não precisa nem dizer quem ficou melhor, né?

Usando as regras do tipo físico, você cria uma harmonia entre a roupa e o seu corpo, esconde suas imperfeições e valoriza suas qualidades.