quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

PELE OLEOSA, E AGORA??

Muitos brasileiros apresentam pele oleosa e quando é assim, muitas dúvidas surgem na nossa cabeça, né?!
Abaixo deixo algumas delas com suas respectivas respostas...
Espero que ajude a nossas brasileiras de pele oleosa! =)




Mesmo com a pele oleosa, devo usar hidratante facial?
Sim, pois oleosidade não é sinônimo de hidratação. Além do mais, a oleosidade costuma se concentrar em algumas áreas específicas (testa, nariz e queixo), a chamada pele mista, deixando as outrras áreas do rosto (bochechas e pescoço) ressecadas. O hidratante ideal deve ter texturas como: gel, gel-creme ou loção livre de óleo. Também é interessante que ele tenha ação matificante, que deixa a pele com aspecto sequinho e absorve o brilho excessivo, tão comum à pele oleosa.

 
Posso usar demaquilante bifásico no rosto inteiro?
Os demaquilantes bifásico são utilizados para remover maquiagem à prova d'água (máscara para cílios e delineador). Seria interessante utilizá-lo apenas na área dos olhos, pois costumam ser mais ressecadas. O restante do rosto, deve-se lavar com sabonete específico para pele oleosa.

Como devo escolher o filtro solar?
Hoje em dia existe muita novidade no mercado. Existem protetores com texturas mais fluidas e filtros capazes de bloquear a radiação e controlar a oleosidade e o brilho do rosto. Caso não se adapte a estas opções, outra alternativa é aplicar pó facial com FPS, não esquecendo de reaplicar ao longo do dia.

Como devo passar o tônico adstringente?
Seu uso deve ser feito com moderação. O rosto deve ser lavado duas vezes ao dia (manhã e noite), não precisa mais que isto. Assim se evita o efeito rebote (produção de oleosidade a fim de repor o que foi retirado). Ao longo do dia você pode utilizar folhas antibrilho para "sugar" a oleosidade ao longo do dia. Outra questão interessante é que o tônico não precisa conter álcool para limpar a pele, visto que este pode acabar incentivando a produção de glândulas sebáceas.

Como uso o sabonete esfoliante? Posso utilizá-lo diariamente?
Esta questão é interessante... tinha uma amiga com a pele muito oleosa e ela insistia em esfoliar o rosto diariamente. Não consegui convencê-la de que estava agindo errado, de repente vocês eu consigo! hehe
O esfoliante remove apenas os cravos superficiais, serve para retirar as células mortas e impureas da pele, deixando-a lisinha e com vida. Porém não podemos exagerar no uso, pois pode causar efeito rebote. Para quem tem pele oleosa pode esfoliar dia sim, dia não, porém com um esfoliante SUAVE!

Qual a textura de base ideal para minha pele?
Com certeza não é a cremosa. Deve-se procurar cosméticos mais fluidos, oil free, em pó e, preferencialmente, para pele oleosa.

MAIS DICAS:
# Procure um dermatologista para tirar suas dúvidas.
# Para fazer uma make e não correr o risco de vê-la "derreter" ao longo do dia, utilize um primer antes.
# Se sua pele é muitoooo oleosa e você tem uma grande quantidade de cravinhos e espinhas, faça uma limpeza de pele a cada um ou dois meses.
# Se seu cabelo também é oleoso, talvez seja necessário dar uma atenção especial para ele, pois a oleosidade do couro cabeludo pode acabar influenciando no "brilho" da testa.
# Também aconselho evitar o corte de franja, pois também contribui para a oleosidade aumentar.
 
Espero ter ajudado... Se você tiver mais alguma dica, deixa nos comentários =)