quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Posição correta para dormir na cama

 Mais da metade dos brasileiros acordam com dores nas costas e na nuca por dormirem em uma posição errada ou usarem colchões ou travesseiros inadequados. Com o tempo, esta forma inadequada de deitar-se na cama poderá trazer problemas na coluna que atrapalharão a realização de suas atividades diárias e lhe trará muita dor.

Independente do seu tipo físico, o melhor jeito de adormecer é na posição lateral, pois a coluna fica mais protegida e a respiração flui de forma mais natural. Esta posição é ainda mais indicada  para quem sofre de refluxo gastroesofágico (queimação no estômago) e distúrbio do sono. Os  joelhos deverão estar levemente dobrados e com um travesseiro entre eles, pois isso deixará a coluna vertebral em uma posição mais natural, mas lembre-se de evitar torcer suas pernas em direção ao tórax. Use um travesseiro sob a cabeça, observando se o mesmo não deixa muito abaixo ou elevado em relação ao seu corpo, já que isto também poderá trazer dores na nuca. Apesar de ser inadequado, uma vez que agrava as dores nas costas e no pescoço, algumas pessoas só conseguem dormir de bariga para cima, nestes casos, coloque um travesseiro sob seus joelhos para dar um apoio à curvatura normal da parte inferior das costas.

Posição correta para dormir na cama

Além da posição, o colchão e o travesseiro também exercem bastante influência sobre uma boa noite de sono. Quanto ao colchão, este não pode afundar ou deixar o corpo dolorido, por isso a dica é testá-lo várias vezes antes de comprá-lo. Em relação aos travesseiros, os melhores são aqueles que fazem a pessoa se manter durante a noite deitada de lado e com a cabeça na lateral. De acordo com profissionais especialistas no assunto, com o passar do tempo, a espuma ortopédica do colchão vai perdendo a qualidade e o colchão se deforma, sendo necessário trocar periodicamente.