sexta-feira, 9 de novembro de 2012

10 DICAS PARA AFASTAR ANSIEDADE E DEPRESSÃO


Muitas pessoas sofrem com estes dois probleminhas. Muitas pessoas consideram doenças e que devem ser tratadas por médicos, com medicamentos e terapia. Em alguns casos, é possível diminuir os sintomas sem a tão temida visita ao psiquiatra. Claro que se o seu caso é grave, a melhor maneira é, sim, procurar ajuda de um profissional. Abaixo deixo algumas dicas bacanas que encontrei no site do Terra e que talvez ajude minhas leitoras.

Imagem: reprodução
























1. Limite seu tempo nas redes sociais. Pode parecer bobagem, mas não é. Se você está triste, desmotivado, ou algo do gênero, este pode ser um péssimo hábito. Você acaba ficando inseguro, triste, com ciúmes e até mesmo passa a ter pensamentos negativos. Ver aquela sua ex-colega de infância com uma vida maravilhosa, com uma vida social mega ativa e uma carreira brilhante podem fazer você se sentir ainda mais frustrado.

2. Viva a sua vida. Pare de tentar agradar aos outros o tempo todo e comece a viver a sua vida!

3. Escreva. Não sei por que abandonamos aquele hábito saudável e infantil de escrever em diários... É uma ótima forma de colocar para fora tudo o que estamos sentindo. Nem sempre temos coragem de compartilhar com alguém ou às vezes não temos alguém com quem compartilhar. Escrever um diário ou registrar os seus sentimentos e pensamentos é uma ótima ajuda em transtornos de humor. 

4. Não se compare. Ficar se comparando com os outros é uma ótima forma de piorar o seu emocional. Concentre-se em você e tente melhorar a sua vida!

5. Tome vitaminas. Óleo de peixe e vitaminas do complexo B são ótimas aliadas no tratamento da depressão.

6. Converse. Pessoas deprimidas se sentem solitárias com frequência. Interagir pode melhorar consideravelmente o seu humor. Falar um bom dia ou simplesmente sorrir para algum desconhecido pode melhorar o seu dia. Minha tia-avó sempre dizia que a melhor coisa a fazer quando se está triste, deprimida é pegar a bolsa e sair de casa. De certa forma, isso ajuda, pois você acaba vendo gente, socializando, conversando, nem que seja com a moça que lhe atendeu no caixa do supermercado.

7. Leia sobre espiritualidade. Veja bem, o conselho não é você sair por aí comprando todos os livros de autoajuda que encontrar, mas sim ler sobre espiritualidade, pois isto vai lhe ajudar a ver a grandiosidade do universo. Essa atitude irá lhe trazer conforto e o sentimento de domínio sobre a própria vida.

8. Tenha objetivos. Não importa o tamanho deles. O importante é você ter metas sempre. Pode ser perder alguns quilos, praticar novos esportes ou até mesmo viajar para um lugar desconhecido. Vagar sem rumo pode criar grande desconforto emocional. Ao se dedicar a algo que lhe faça bem, a sua vida passará a fazer mais sentido.

9. Experimente o silêncio. É muito importante você tirar um tempo para você. Reserve 15 minutinhos do seu dia para meditar, fazer ioga, ler um livro, fazer uma oração ou até mesmo tomar um banho demorado. Isso lhe ajudará a afastar problemas e pensamentos negativos da rotina.

10. Busque a felicidade. Para conquistar a tão sonhada felicidade você tem que estar disposto a cortar os maus hábitos e pessoas, fazer mudanças em suas próprias expectativas. Mas vá com calma, respeite o seu tempo para fazer isto.

Observem que nenhuma destas dicas envolve dinheiro ou grande demanda de tempo. Não tem desculpa para não realizá-las. Mesmo que você não sofra de depressão, acho que estas dicas são válidas. Eu gostaria de acrescentar mais uma dica: se você tiver a possibilidade de ter um animalzinho de estimação, adote esta ideia, pois o bem que faz é enorme!
Beijinhos e espero que as dicas ajudem vocês a ter dias melhores...