quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Arroz caprichado com legumes e queijo


  
Ingredientes:
. 2 colheres (sopa) de óleo
. 1 cebola pequena picada
. 2 xícaras (chá) de arroz lavado
. 100 g de vagem picada
. 1 cenoura picada
. 4 xícaras (chá) de caldo de legumes
. Salsa picada a gosto
. 150 g de mussarela ralada grossa
. 1 pacote de batata palha

Modo de preparo:

Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola. Junte o arroz e misture bem até secar. Junte a vagem, a cenoura e o caldo de legumes. Cozinhe o arroz no fogo brando até ficar macio e secar totalmente o caldo. Desligue o fogo. Com um garfo, solte o arroz, misture a salsa e a mussarela. Transfira para uma travessa e, por cima, espalhe a batata palha. Sirva em seguida.
Dica: Substitua a mussarela por queijo prato ou branco.

Porta Trecos com Imã



Porta trecos com ímã
 
Todos os dias usamos embalagens diversas, com vários produtos: achocolatado, azeite, óleo, temperos, leite condensado, produtos de limpeza, enfim, uma grande variedade de embalagens com todos os formatos e tamanhos. Que tal então utilizar essas embalagens para fazer um porta trecos? E o mais interessante, com ímãs atrás para você prender em superfícies metálicas, tais como geladeira e quadros metálicos. Essa é uma maneira interessante de você ter um porta trecos em locais onde precisa.

Material Necessário

  • Cola quente
  • Embalagem já utilizada
  • Papel para revestir
  • Ímã
  • Tesoura
Dica: você pode comprar o ímã em lojas especializadas em artesanato e em armarinhos

Como fazer o porta trecos com ímã

Corte o recipiente
 
O primeiro passo é cortar a embalagem para obter um recipiente aberto
 
Passe cola na parte externa
 
Em seguida, é hora de fazer o revestimento. Passe cola na parte externa para fixar o papel. Nesse caso foi utilizada cola branca, pois o material do recipiente permitia. Uma cola mais interessante de ser utilizada é a cola quente. Assim que passar a cola, fixe o papel em volta do recipiente.
 
Fixe o papel
 
Cuide do acabamento na parte superior. Faça um corte no papel e dobre para dentro do recipiente.
 
Coloque os ímãs
 
Depois de revestir, cole o ímã utilizando cola quente.
 
Use para vários fins
 
Você pode utilizar esse porta trecos para colar na geladeira, em quadros metálicos ou em qualquer outra superfície metálica em locais onde precise. Use também a criatividade na hora de escolher uma embalagem. Em sua casa certamente você tem várias.


Leia mais: http://www.revistaartesanato.com.br/reciclagem/porta-trecos-simples-feito-com-embalagem-reciclada/08#ixzz1kEI88wo5

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Nhoque da sorte da Vovó Palmirinha

Ingredientes:

Nhoque

- 1kg de batata cozida
- 1 ovo
- 1/2 xícara (chá) de queijo ralado
- 1 colher (sopa) de margarina
- Aproximadamente 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- Sal a gosto

Molho

- 4 colheres (sopa) de azeite
- 4 dentes de alho
- 1 cebola
- 300g de carne moída
- 1/2 lata de molho de tomate
- Temperos a gosto
- Queijo ralado

Modo de preparo:

Molho

- Em uma panela, aqueça o azeite e frite a carne.

- A seguir, junte o alho, cebola, pimenta e temperos a gosto.

- Cozinhe por alguns minutos.

- Adicione o molho de tomate e sal.

- Cozinhe até obter um molho levemente grosso. Reserve.

Nhoque


- Em um recipiente, coloque as batatas cozidas e passadas pelo espremedor, o queijo ralado, a margarina, o ovo levemente batido e o sal. Mexa com auxílio da colher de pau.

- A seguir, junte a farinha aos poucos até obter uma massa homogênea.

- Sobre superfície enfarinhada, faça cordões com porções da massa.

- Corte com uma faca na espessura de aproximadamente 1 dedo.

- Cozinhe em água fervente até que eles subam para a borda da panela.

- Retire e escorra sobre uma peneira.

- Coloque em um refratório.

- Espalhe mussarela de búfala, manjericão (opcionais) e o molho.

- Polvilhe queijo ralado.



Veja mais receitas no site da Palmirinha

Almofada Decorada


segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Torta Salgada de Ricota

Ingredientes da Massa:

150 gramas de ricota
1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
150 gramas de manteiga ou margarina
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (sopa) de leite
1 colher (chá) de sal

Ingredientes do Recheio:
150 gramas de queijo ralado
3 gemas
3 claras em neve
1 lata de creme de leite
½ colher (chá) de sal

Preparo:
Amassar a ricota e misturar os ingredientes restantes. Amassar bem até a massa não grudar nas mãos.

Abrir a metade da massa e colocar em uma forma redonda (24 cm. de diâmetro) desmontável, untada com manteiga. Furar bem com o garfo p/ não estufar e rechear.

Misturar o queijo com as gemas, o creme de leite e o sal. Acrescentar as claras em neve e misturar suavemente. Colocar na fôrma e cobrir com a outra metade da massa. Pincelar com gema e leve ao forno moderado (190 ) por aproximadamente 30 min..

CARTILHA PARA INICIANTES EM PRENDAS DOMÉSTICAS

O papel mais popular que existe na cozinha tem mais utilidade do que apenas ir ao forno. Vamos aprender outras 10 utilizações para esse material.

Afiar tesoura e faca – O papel alumínio pode ajudar você a recuperar aquela tesoura ‘cega’ que há tempos está jogada de lado. Pegue um pedaço de papel, amasse e use a tesoura para cortar o papel. Repita o processo até 10 vezes, sua tesoura ou faca irá cortar tudo.
Adeus goteira – Apareceu uma goteira e não tem como arrumar no momento? Cubra o furo com papel alumínio. Como ele é impermeável e moldável, irá segurar se a chuva chegar.
Sem cheiro forte na geladeira – Ninguém gosta de abrir a geladeira e sentir aquele cheiro forte da cebola que não foi usada, não é? Então cubra a cebola com filme plástico e depois com uma folha de papel alumínio. Além do cheiro não sair, a cebola ficar manterá sua umidade como se tivesse sido cortada no ato que for usar.
Economize ferro – Quer economizar ferro de passar, energia e suas mãos? Cubra a mesa de passar roupa com papel alumínio deixando a parte brilhante para cima. Por cima do papel coloque um lençol ou tecido de algodão. O alumínio irá refletir o calor e só de passar um lado da roupa o outro já ficará liso também.
Sem veda-rosca – o parafuso ou a porca não estão bem encaixados? Enrole papel alumínio. Ele fará a pressão necessária para que fique tudo bem preso.
Achamos a resposta – Se você, como muitas pessoas, sempre se pergunta qual o lado do papel alumínio que se deve deixar em contato com os alimentos que vão ao forno, não se preocupe mais! Nós achamos a resposta! O lado correto é o lado mais brilhante por ser também a parte mais lisa. Assim a carne não irá grudar e tudo ficará bem assado.
Na maior limpeza – Pouca gente usa mas o papel alumínio realmente serve como um ótimo protetor de sujeira no forno e no fogão. Forre o forno e fogão com ele sempre que for assar, fritar ou fazer algo que possa sujá-lo.
Fruta fora da geladeira durando muito tempo – O papel alumínio conserva a umidade natural das frutas, então se não quer mante-las dentro da geladeira você pode envolve-las em papel alumínio que sua duração será tanto quanto se elas estivessem na refrigeração.
Limpa sujeira difícil – Grudou no fundo da panela ou na assadeira e não sai? Amasse um pedaço de papel alumínio e esfregue. A sujeira irá se soltar com facilidade.
Cone multiuso – Precisa de um funil ou mesmo de um saco para confeitar? Faça com o papel alumínio. Ele é moldável e impermeável, assim ganha qualquer formato e não suja suas mãos.