sábado, 31 de março de 2012

Moranguinhos

Peixes e Frutos do mar

Peixes e frutos do mar trazem inúmeros benefícios à nossa saúde, por serem alimentos altamente nutritivos, saborosos e fáceis de preparar, nutricionistas recomendam o consumo desse tipo de carne branca pelo menos duas vezes por semana. Listamos algumas receitas fáceis de preparar com peixes e frutos do mar que possuem elevadas taxas de minerais e nutrientes essenciais para funções vitais do nosso organismo. Aproveite todas as dicas e prepare pratos deliciosos com sugestões dadas abaixo.

O Salmão, peixe de carne avermelhada, possui um alto teor de ômega 3, ácido graxo que combate o mau colesterol e o envelhecimento, além de ser essencial para construir ossos fortes e fortalecer o sistema imune. O peixe fica ainda mais saboroso com molhos cítricos ou de soja que valorizam o sabor proeminente do peixe e com vegetais ligeiramente ácidos, como espinafre. Um molho de laranja e mel pode ser preparado ao misturar ¼ de xícara de chá de suco de limão, 1 colher de sopa de mel, 1 colher de sopa de shoyu e ½ colher de chá de alho picado. Depois de pronto, despeje o molho sobre um filé de 100 g de salmão e deixe marinar por 15 minutos, em seguida grelhe por 8 a 10 minutos, virando na metade do tempo.

Peixes e Frutos do mar - Benefícios, receitas

Além de ser tão saudável quanto o salmão, a carne do caranguejo traz ainda outro beneficio: é uma boa aliada da boa forma, uma vez que 85 g contêm 73 calorias e 15 g de proteínas. Seu sabor adocicado e levemente salgado combina bem com frutas como o abacate, limão e condimentos picantes que dão um bom contraste culinário. Um aperitivo de abacate pode ser preparado para incrementar o prato, basta colocar 50 g de carne de caranguejo num copo de Martini, cobri-lo com ¼ de um abacate cortado em cubos e em seguida acrescentar mais 50 g de carne de caranguejo.

A tainha é outro peixe que também possui elevadas concentrações de ômega 3, o seu sabor delicado e levemente salgado vai bem com salada verde e legumes grelhados ou cozidos no vapor. Assá-la com ervas como salsinha, coentro, alecrim e tomilho também é outra forma de experimentar o sabor peculiar dese peixe. A sardinha, mesmo na versão enlatada, também é bastante nutritiva, além de ser um dos peixes com baixo teor de mercúrio. O seu sabor salgado e marcante combina bem com azeitonas, alcaparras, parmesão e vinagre de framboesa.

sexta-feira, 30 de março de 2012

Brise Rose




Bolo de Chocolate


Por Java Santos

Ingredientes para a massa:
4 gemas 4 claras em neve
1/2 xícara (chá) de adoçante em pó
1/2 xícara (chá) de óleo
1 colher (sopa) de vinagre
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de leite desnatado
1/2 xícara (chá) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó

Ingredientes para o recheio:
1 embalagem de Cream Cheese light
2 ovos
4 colheres (sopa) de adoçante em pó
1 colher (chá) de raspas de laranja

Modo de preparo:
Bata as gemas, o adoçante e o óleo e quando estiverem bem fofos, acrescente o vinagre e bata mais um pouco. Alterne a farinha de trigo com o leite e por último acrescente o chocolate em pó, às claras em neve e o fermento em pó. Bata o cream cheese com os ovos e o adoçante na batedeira.

Unte e enfarinha uma forma retangular média, despeje a massa de chocolate e alise bem. Por cima vá despejando a massa de Cream Cheese e fazendo movimentos com o auxílio de uma faca para ficar marmorizado. Leve ao forno médio (180ºC) por aproximadamente 30 minutos ou até que enfiando um palito ele saia seco. Depois de morno, corte em 16 quadrados. Se quiser, polvilhe com leite em pó desnatado, canela e adoçante em pó.

Ingredientes para a cobertura:
1 xícara (chá) de chocolate em pó
1/2 xícara (chá) de adoçante
1 colher (sopa) de margarina light
4 colheres (sopa) de água.

Modo de preparo da cobertura:
Coloque os ingredientes em uma panela e mexa até ferver.

Rendimento: 16 porções
Calorias: 170 kcal por porção (50g)

quinta-feira, 29 de março de 2012

Chá-mate e benefícios para o corpo


A erva mate é considerada como um alimento quase completo, uma vez que contém quase todos os nutrientes necessários ao nosso organismo. Em sua composição, estão presentes: alcalóides (cafeína, metilxantina, teofilina e teobromina), taninos (ácidos fólico e cafeico), vitaminas (A, Bi, B2, C e E), sais minerais (alumínio, cálcio, fósforo, ferro, magnésio, manganês e potássio), proteínas (aminoácidos essenciais), glicídeos (frutose, glucose, rafinose e sacarose), lipídeos (óleos essenciais e substâncias ceráceas), além de celulose, dextrina e sacarina. Todos esses nutrientes conferem inúmeras propriedades nutritivas, fisiológicas e medicinais ao produto, proporcionando assim um grande potencial de aproveitamento.
Assim, o chá-mate nos oferece uma série de benefícios, a começar pelo seu efeito estimulante da atividade física e mental, beneficiando os nervos e músculos, eliminando estados depressivos, deixando o cérebro em alerta e ajudando a espantar a fadiga. Além disso, pesquisas mostram que o potencial de estimulação do mate é mais prolongada que o do café, sem deixar efeitos colaterais ou residuais como a insônia e irritabilidade. Entretanto, é importante deixar claro que o chá mate também não pode ser consumido em excesso.
Chá-mate e benefícios para o corpo
O chá também pode atuar sobre a circulação, acelerando o ritmo cardíaco e harmonizando o funcionamento bulbo-medular, sua ação sobre o tubo digestivo, facilitando a digestão e favorecendo a evacuação, também são notáveis. No Sul do país, onde é usada na preparação do famoso chimarrão, a erva é bastante consumida. Mas devido ao seu sabor amargo e adstringente que é apreciado por muita gente, o chá mate é também consumido em todas as partes do Brasil.
Entre outras vantagens, a erva-mate também é capaz de inibir o processo de oxidação do mau colesterol (LDL), prevenindo doenças cardiovasculares, câncer e o envelhecimento precoce, sendo utilizada ainda como um ótimo remédio para pele, por possuir um importante papel sobre a regeneração celular.

Delicias de Páscoa!


























quarta-feira, 28 de março de 2012

Trenzinho Reciclado

Eu recebi por email esse trenzinho maravilhoso.
Achei divina a ideia. Uma pena que nao esta em portugues, mais pelas imagens podemos ter uma noção de como se faz.


Torta rápida


Ingredientes (massa): 
4 ovos
 
2 xícaras (chá) de leite
 
1 xícara (chá) de óleo
 
6 colheres de extrato de tomate
 
1 xícara (chá) de queijo ralado
 
1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
 
1 xícara (chá) de nutrilon arroz
 
1 colher (sopa) de fermento em pó
 

Ingredientes (recheio): 
150 g de mussarela em fatias 
150 g de presunto em fatias
 
ervilha, milho verde a gosto

Modo de preparo: 
Bata os ingredientes da massa no liqüidificador. Unte um prato refratário com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Despeje a massa. sobre a massa acrescente o presunto, o queijo, a ervilha e o milho verde. Leve ao forno pré-aquecido a temperatura média (180 º c) por 40 minutos ou até dourar. Sirva quente ou frio. Pode substituir a cobertura por espinafre, brócolis cozido e picado no lugar do queijo e presunto.
 

Se fizer a cobertura com brócolis ou espinafre, refogue um pouco de alho e cebola no azeite até dourar. Junte o brócolis (espinafre) e refogue por 3 minutos.
 

Tempere com sal e pimenta e deixe esfriar para colocar sobre a massa como recheio da torta rápida.
 

Rendimento: 18 porções (100g)

Receita e foto cedidas pela empresa alimentícia Nutrimental

terça-feira, 27 de março de 2012

Como despertar na criança o interesse pela leitura

Tornar a leitura um hábito diário  na vida das crianças pode ser uma tarefa difícil no começo, mas as vantagens que o aprendizado conseguido através de bons livros traz para o desempenho pessoal e educacional  dos pequenos vale qualquer esforço. Apesar de muitos pais acharem que o que o filho lê na escola já é suficiente, profissionais especializados no assunto aconselham a inserção de leituras de assuntos diversos nas atividades do dia a dia das crianças, auxiliando assim na formação de uma mente ativa e atenta a tudo o que acontece no mundo que o cerca.

Como despertar na criança o interesse pela leitura

A primeira recomendação é dar às crianças livros simples e curtos, pois é comum vermos elas contando  as páginas do livro e desanimando em seguida ao pensar que a leitura pode lhes tomar muito tempo. Outra dica importante e que certamente ajudará a despertar o interesse pelas crianças é investir nos livros ilustrados, com letras grandes, e uma grande quantidade de figuras, que são ideais para que as crianças se iniciem na leitura. Geralmente, as crianças preferem livros com poucas narrativas e muitos diálogos, por isso compre livros de aventura, em que há muita ação, despertando o interesse da criança para o que está escrito nas próximas folhas.

Outra opção, é deixar que as próprias crianças escolham os assuntos que lhes interessam. Levá-las a uma biblioteca que tenham seção infantil ou a uma livraria, é a melhor forma de descobrir do que elas mais gostam. Boas livrarias certamente terão um espaço dedicado apenas a livros do gêneros com móveis especialmente desenhados e estantes com altura adequada, permitindo que as crianças escolham com mais liberdade o livro que desejam. Além disso, os pais poderão incentivar a leitura com histórias de personagens que as crianças já assistiram na televisão como os clássicos “A pequena sereia” e o “O gato de botas”.

Vinagreti de maionese com filé grelhado


30 min.
Autor:  HELLMANN´S


Ingredientes
• 1 tomate grande, sem pele e sem semente, picado
• 1 dente de alho espremido
• 1 cebola média picada em cubos pequenos
• 1/2 pimentão verde picado sem cubos pequenos
• 1 pitada de pimenta-do-reino
• 1 colher (sopa) de salsinha picada
• 1 xícara (chá) de maionese HELLMANN’S
• 1/2 quilo de contra filé cortado em bifes médios
• 1 colher (sopa) de óleo
• 1/2 colher (chá) de sal
• 1/2 colher (chá) de tomilho

Modo de preparo
Em uma tigela média, junte o tomate, o alho, a cebola, o pimentão, a pimenta-do-reino e a salsinha. Misture.
Acrescente a maionese HELLMANN’S e misture até obter uma misture homogênea. Coloque em uma tigela pequena e reserve.
Em uma tigela média, coloque a carne, o óleo, o sal e o tomilho. Misture.
Aqueça uma frigideira grande (18 cm de dímetro) em fogo alto. Coloque os filés reservados, grelhe 3 minutos de cada lado e se preferir bem passado deixe mais um pouco.
Coloque em uma travessa e sirva em seguida com o molho reservado.
Variação
Se preferir substitua o contra filé por miolo de alcatra ou filé mingon.