segunda-feira, 14 de julho de 2014

Peixe Assado à Moda de Arraial




Em Arraial eles usam muito um peixe que em alguns lugares chamam de "Dourada" e em outros de "Dourado", mas não é o Dourado de rio, é o de água salgada mesmo. Como não achei por aqui, comprei uma corvina, que é um peixe de mar (tem de água doce também). Você pode usar o peixe que preferir ou que estiver mais fresco no dia.

Comece temperando o peixe com antecedência de pelo menos 2 horas com limão, sal, pimenta e o que mais você quiser. Deixe marinando na geladeira. Eu faço uns cortes na pele do peixe até chegar na espinha para o tempero entrar melhor (somente em um dos lados do peixe) e facilitar quando for servir.

Na hora de assar, comece preaquecendo o forno em 200ºC. 
Regue um refratário com bastante azeite e forre o fundo com rodelas de batatas e cenoura. Tempere os legumes com sal e pimenta e regue com mais azeite. Coloque o peixe sobre esta "cama" de legumes. Eu ainda coloquei umas azeitonas e umas mini cebolas descascadas em volta. 
Sobre o peixe espalhe um pouco de colorau, isso é opcional, pois não muda o sabor, é só para deixá-lo com uma cor mais bonita. Regue também o  peixe com o fio de azeite.
Leve ao forno (sem papel alumínio mesmo).



Agora vamos preparar o tempero que vai regar esse peixe no forno. Esta quantidade de tempero dá para regar 2 peixes grandes e a sobra pode ser guardada na geladeira por até 1 mês. Use o liquidificador ou mixer para bater os seguintes ingredientes:
<![if !supportLists]>§  <![endif]>150ml de vinho branco seco;
<![if !supportLists]>§  <![endif]>2 colheres (sopa) de azeite;
<![if !supportLists]>§  <![endif]>1 colher (sopa) de suco de limão ou vinagre;
<![if !supportLists]>§  <![endif]>1 colher (sopa) de ervas finas (mix de ervas comprado pronto);
<![if !supportLists]>§  <![endif]>1 xícara de folhas de coentro (se não gostar use salsinha);
<![if !supportLists]>§  <![endif]>1 dente de alho;
<![if !supportLists]>§  <![endif]>1 colher (café) rasa de sal;
<![if !supportLists]>§  <![endif]>1/4 de cebola;
<![if !supportLists]>§  <![endif]>1/2 colher (café) de pimenta branca moída.


Após 15 minutos de forno, regue com o tempero, umas 6 colheradas (sobre o peixe e os legumes). Volte para o forno. Quando perceber que o molho deu uma reduzida, repita a operação até o peixe estar assado (usei metade do tempero e reguei 3 vezes).
Ficou delicioso!!! Esse tempero (molho) fica muito especial!!!