domingo, 7 de dezembro de 2014

Centro de mesa em crochê para o natal

centro-de-mesa-claus


 Medidas: 60 cm de diâmetro.

Material:

- Pingouin Bella - 1 novelo de cada uma das cores: 002 (branco), 314 (tomate) e 2609 (copa);
- Agulha para crochê Pingouin nº 2 ½ .


centro-de-mesa-claus-2

PONTOS EMPREGADOS: Correntinha (corr.) Ponto Baixíssimo (p.bx.) – introduzir a ag., 1 laç., puxar o p. e passá-lo diretamente no p. da ag. Ponto Baixo (p.b.) – introduzir a ag., laç., puxar o p. e com outra laç. rem. todos os p. Ponto Alto (p.a.) – 1 laç., introduzir a ag. e puxar o p., 1 laç., rem. 2 p. e com outra laç. rem. todas as laç. na ag.

AMOSTRA: motivo hexagonal = 8 cm de diâmetro.


EXECUÇÃO:
A peça é formada por 37 motivos hexagonais unidos entre si como mostra o diagrama de união.

Motivo Hexagonal nº 1 – Com o fio na cor branco começar com 5 corr. e unir com 1 p.bx. para formar um anel. Trabalhar seguindo o gráfico, fazendo a 1ª carr. na cor branco, a 2ª carr. na cor tomate, a 3ª carr. na cor copa e a 4ª carr. na cor branco. Rem. o fio.

Motivo Hexagonal nº 2 – Com o fio na cor branco começar com 5 corr. e unir com 1 p.bx. para formar um anel. Trabalhar seguindo o gráfico, fazendo a 1ª carr. na cor branco, a 2ª carr. na cor copa, a 3ª carr. na cor tomate e a 4ª carr. na cor branco. Rem. o fio.
Fazer 24 motivos hexagonais nº 1 e 13 motivos hexagonais nº 2 e uní-los entre si durante a
execução da 4ª carr. como mostra o gráfico e o diagrama.

Biquinho – Unir o fio na cor tomate numa alça livre de um dos motivos e trabalhar 1 carr. em alças (= 3 corr., 1 p.b. na alça seguinte * ; repetir de * a *) à volta toda da peça. Rem. o fio. Unir o fio na cor copa num p.b. qualquer da carr. anterior e fazer (1 p.b., 2 corr. e 3 p.a.) em cada p.b. à volta toda, terminando com 1 p.bx. na união do fio. Rem. o fio.
centro-de-mesa-claus-esquema
{Fonte e imagem blog.bazarhorizonte.com.br}