segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

PAP PT Vaso de Rosas e Tulipas


Fonte:Arte Pintura em Tecido

Pintura em Tecido Passo a Passo Vaso de Rosas e Tulipas 
Hoje vou compartilhar com vocês o passo a passo completo desse trabalho em pintura em tecido, olhando assim, pronto, completo, nem sempre dá para imaginar quantos passos e etapas, são necessários para a realização do mesmo, mas vocês poderão me acompanhar abaixo nas fotos passo a passo dessa composição, dessa forma, poderão fazer um trabalho igual a esse e, além disso, poderão usar cada um dos elementos que compõem esse arranjo em outros desenhos e riscos , espero com isso , estar contribuindo com o aprendizado das pessoas que buscam pintar , como forma de lazer , anti estresse e também como uma renda adicional.
Vamos lá?
Após riscar o desenho com o auxilio de carbono, fazer a sombra no chão, região abaixo do vaso, usei clareador, cinza lunar e escureci com sépia, guarde bem essa combinação, pois o tom resultante é muito bonito e pode ser usado em outros trabalhos e desenhos.
Inicie o vaso de porcelana, com a cor palha (cor nova da Acrilex), se ainda não tiver essa cor , use marfim.
Observe na foto acima que deixei a borda sem  pintar , preenchi com a cor camurça (cor nova da Acrilex) se ainda não tiver essa cor, use caramelo , após aplicá-la em todo o contorno do vaso , reaplique a cor palha sobre ela , para suavizar e dar a impressão de volume.
Para dar o tom envelhecido, use uma mistura de sépia e cinza lunar , juntos no pincel. Observe a foto , para ver as áreas de sombra. 
Com a cor branca e movimentos circulares , ilumine a parte mais volumosa do vaso , ilumine também as laterais , sem apagar totalmente o contorno mais escuro.
Veja como ficou o vaso pronto e já com o sombreado na parte superior , usei clareador , cinza lunar e sépia , vejam que repito os tons para dar harmonia , às vezes na intenção de colorir muito , deixamos o trabalho um tanto pesado. 
Para as folhas das rosas, usei verde oliva na parte de sombra e na área de luz , usei cinza lunar.
Fiz um traço com o branco no centro e iluminei uma das laterais , no lado oposto , fiz duas pinceladas com a cor branca na parte superior da folha.
Os acabamentos de contorno e nervuras foram feitos com verde pântano.
Para fazer as folhas das tulipas , usei sépia nas áreas de sombra, contorno e centro , preenchi as folhas com uma mistura de verde abacate e cinza lunar juntos no pincel.
Apliquei generosamente a cor branca , nas áreas de volume , depois esfumei , para não deixar marcado.
Para fazer as tulipas , usei vinho nas áreas de sombra, observe a foto e veja , como já se desenha a flor , em seguida , ao lado da cor vinho , acrescentei púrpura.
Preenchi o restante da flor com vermelho natal , e reforcei os contornos com essa mesma cor.
Para iniciar a iluminação. 
Por último , iluminei com o branco , veja que no centro da tulipa,faço uma imitação de folha , com as mesmas pinceladas. Contornando e iluminando nas laterais e no centro. 
Observe bem a imagem para ver o resultado final da pintura em tulipa passo a passo.
O cabo foi feito com sépia e branco.
Para fazer as rosas , aplique uma demão de diluente em seguida , preencha a área do miolo com amarelo ouro e cerâmica. Preencha as áreas de sombra com a cor coral. A sombra fica no lado oposto aos cortes da rosa que vão iluminá-la.
Preencha o restante da rosa com a cor salmão bebê, reforce as sombras com a cor cerâmica.
Atenção nesse detalhe , às vezes a rosa fica sem forma , por falta de destaque de luz e sombra. 
Inicie os cortes, pela parte superior da rosa , com pinceladas que vão em direção ao miolo.
Faça a boca da rosa com três pinceladas , contornando o local e dando profundidade. 
Faça uma pincelada de cada lado em direção ao centro da rosa.
Inicie as pétalas da parte de baixo , observe bem, primeiro a parte de baixo da pétala , depois complete o restante. 
Observe a imagem e veja como começo os cortes, sempre em direção ao centro , assim não tem como errar na montagem das pétalas. 
Coloque uma ou duas pétalas sob a boca da rosa, para dar impressão de mais pétalas e ilumine o corpo da rosa. Acrescente mais pétalas em forma de vírgula e "Cs" , para preencher a boca da rosa. 
Aí está a rosa pronta , com todos os detalhes , para a observação e aprendizado.
Para fazer o botão da rosa , aplique a cor mais clara na ponta do botão e escureça com a cor mais escura na base, nesse caso , salmão bebê e coral.
Faça duas pinceladas curvadas , para simular a pétala. primeiro na ponta e depois na base. 
Faça uma pequena pétala na lateral oposta , com um traço pequeno.
Inicie a sépala, pela parte de trás do botão , puxe as folhinhas , como se envolvessem o botão por trás.
Faça a base da sépala , com a cor verde oliva.
Agora complete as sépalas na parte da frente do botão , faça uma folhinha no centro , uma em cada lateral e ilumine com o branco. 
Observe o resultado final do botão de rosa em pintura em tecido.
Seguindo esse passos você chegará a esse resultado , apenas acrescentei , algumas folhinhas de segundo plano com as cores verde oliva , cinza lunar e branco.Com pinceladas rápidas , desenhando as folhinhas com o pincel, aconselho treino em azulejo ou superfície lisa...
Guia de cores para pintar vaso de flores em pintura em tecido.
Chão e sombreado em clareador , cinza lunar e sépia.
Folhas das rosas em cinza lunar , verde oliva, branco e verde pântano.
Folhas das tulipas em sépia , verde abacate , cinza lunar e branco.
tulipas em vinho,púrpura , vermelho natal e branco.
Rosas em base de diluente , amarelo ouro e cerâmica para o miolo, base em salmão bebê , sombras em coral e cerâmica, cortes com branco.
Botões em salmão bebê , coral , branco , verde oliva e branco.




Riscos de Rosas