sábado, 11 de março de 2017

Como fazer cacto de tecido

Fonte: Como fazer em casa.

Aprenda como fazer um artigo de decoração bem lindo para decorar a casa ou algum evento especial!
Quem curte costura vai adorar esta dica. Trata-se de um tutorial para criar um lindo cacto utilizando tecido. Não é difícil de fazer, mas é preciso usar a máquina de costura para criar. Dá pra usar em várias decorações e ambientar ainda mais o clima da festinha. Confira o passo a passo bem explicadinho que montamos para você e faça também em casa caprichando bem na hora da confecção!

Como fazer decoração com costura - Cacto de tecido

Materiais

- Tecido
- Linha e máquina de costura
- Enchimento
- Entretela
- Miçanga tipo pérola (opcional)

Moldes

Clique na imagem para ampliar em outra aba
molde-para-cacto-de-tecido-1
Molde de jarrinho de tecido
Para imprimir os moldes no tamanho desejado, você pode levar as imagens para o Word, ajustar como quiser e fazer a impressão. Você pode ter que fazer vários testes até achar o tamanho ideal, é normal.

Cacto de tecido

Como fazer um lindo cacto de tecido
Transfira os moldes do papel para o tecido (de preferência da cor verde) e faça 4 "pétalas" como estas que você vê na foto acima. Repare que cada uma das partes tem dois tecidos costurados na borda. Ou seja, você precisa cortar 8 tecidos com o formato do molde e depois costurar em duplas, para formar 4 dessas composições, como na foto. Costure perto da borda, como está indicando a linha tracejada do molde. Utilize a máquina de costurar para fazer a costura.
Passo a passo de cacto de tecido
Agora junte estas 4 composições que você fez, colocando uma em cima da outra. Depois, novamente com  a máquina de costura, passe uma costura no sentido vertical no meio das 4 composições.
Como fazer um lindo cacto de tecido passo a passo
Depois é só abrir e colocar o enchimento, que pode ser algodão, manta acrílica, espuma ou o material de sua preferência.
Costurando um cacto de tecido
Agora costure em cima a mão mesmo, apenas para fechar a confecção.
Finalizando o cacto de tecido

Jarrinho de tecido

Faça um fuxico e coloque em cima para costurar, decorando com uma pérola ao final. Depois de costurar tudo você já tem o corpinho do seu cacto. Só falta o jarrinho agora.
Passo a passo para cacto de tecido
Utilizando os moldes que trouxemos, corte num tecido de cor diferente as partes do jarrinho. Em dois deles você irá aplicar a entretela para que o tecido fique mais rígido, na parte lateral e no fundo. Como você observa na foto acima.
Criando o jarrinho de tecido
Fazendo o jarro de tecido passo a passo
Pegue a parte lateral com entretela e enrole para fazer o formato do jarro. Costure ao final, unindo as duas extremidades.
Fazendo o fundo do jarro de tecido
Depois costure o fundo na parte lateral que você criou também.
Criando a borda do jarrinho de tecido
Agora, com o restando dos tecidos que foram feitos a partir dos moldes que trouxemos, note que o menor será para fazer a borda superior lateral do jarro, onde será aplicado enchimento. O outro será para fazer um acolchoado dentro do jarro.
Costurando jarrinho de tecido
É só costurar este tecido lateral que sobrou dentro do vaso com a mão mesmo.
Jarrinho de tecido concluído
Depois é só costurar (ou colar) aquela borda com enchimento que você fez para arrematar o jarrinho e pronto! É só cortar um pedaço de papelão com o tamanho do fundo e colocá-lo, de modo a deixar o tecido interior que está frouxo, por baixo desta base de papelão. Estique bem e utilize cola de tecido para fixar bem direitinho no fundo.
Como fazer decoração com costura - Cacto de tecido


Achamos este guia no site Sew Lover. Um ótimo site de artesanato com ótimas ideias também. Boa sorte na confecção e até a próxima dica!

Imagens: sewlover.com