quinta-feira, 13 de abril de 2017

Torta de Morango Sem Lactose

Ingredientes
Massa
250g de farinha
125g de creme vegetal
125g de açúcar de confeiteiro
1 ovo
Essência de baunilha (opcional)

Modo de fazer:

Em uma tigela coloque o açúcar e o creme vegetal em pedaços, para facilitar. Em seguida coloque a farinha e mexa a massa com as mãos. Nessa parte a massa ainda tem consistência de farinha. Adicione a baunilha e o ovo e mexa delicadamente. Essa massa não deve ser sovada, como as de pão. O ovo que dará o ponto da massa, então se você achar que precisa de mais um, coloque. A minha não precisou, com um já ficou no ponto.
Para esticar a massa, abra um pedaço de papel filme em uma superfície lisa e coloque a massa no centro. Corte mais um pedaço de papel filme e coloque por cima. Com a ajuda de um rolo de macarrão ou uma garrafa, vá abrindo a massa. Tire o papel filme de cima e posicione a massa na forma. Faça furinhos na massa e leve ao forno médio, por 10-15 minutos. Cuidado para não passar! O ideal é usar uma forma de alumínio com fundo removível. Eu usei uma de silicone, mas não indico.

Enquanto isso, faça o creme:

Creme confeiteiro sem lactose
Ingredientes:
500 ml de leite zero lactose ou leite de aveia (leite de soja não é indicado)
4 gemas
100g de açúcar
50g de amido de milho
Baunilha (essência ou fava, é indiferente)

Modo de fazer:

Peneire as gemas. Acrescente o açúcar e bata rapidamente até virar uma gemada clara. Reserve. Aqueça o leite com a baunilha, despeje aos poucos em cima da gemada e vá batendo rapidamente, até incorporar. Pegue um pequena parte desta mistura e adicione o amido de milho misturando bem. Incorpore no restante da mistura e leve ao fogo até engrossar.
Coloque em um recipiente e cubra com papel filme, para que não forme aquela capinha dura em cima. Deixe esfriar.

Montagem:

Desenforme a massa e cubra com o creme confeiteiro. Fatie morangos (ou qualquer outra fruta que você quiser) e vá colocando por cima do creme.